Um pouco do tanto...

"Se de tudo fica um pouco, mas por que não ficaria um pouco de mim?" (Carlos Drummond de Andrade)

Thursday, January 04, 2007

"AO VERME QUE PRIMEIRO ROEU AS FRIAS CARNES DO MEU CADÁVER DEDICO COMO SAUDOSA LEMBRANÇA ESTAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS"

Cabe esta frase, dita com letras maiúsculas, a obra que iniciou o Realismo no Brasil (Memórias Póstumas de Brás Cubas). Astuta, sarcástica e revolucionária, traz consigo muito da essência do seu autor: Machado de Assis.

Dentre inúmeras inovações, certamente destaca-se a análise psicológica em que o autor faz em suas personagens. Não apenas no livro evidenciado, mas nas obras Machadianas como um todo.

No caso de Brás Cubas, sua insegurança e preconceitos são expostos abertamente. Logo diz: “Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita?” (cap. 33) referindo-se à Eugênia, que logo se torna um caso impossível, através da pena correlacionada com o preconceito do narrador.

Dentre os inúmeros capítulos em que aprecio, devo destacar “Das negativas”, que fecha o livro com uma analise da personagem para com sua vida. Após relatar suas experiências, conclui: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.

Bravo, bravo! Não canso de ler este livro e apreciar não apenas sua temática, como também sua estrutura e linguagem.

Machado de Assis é considero por muitos (inclusive por mim) o melhor escritor nacional. Entristeço-me em saber o quanto a juventude se interessa por literatura de fora, sem ao menos conhecer tantas obras incríveis que temos em nosso Brasil.
Infelizmente, ainda são poucos os que compreendem o significado de “Ao vencedor as batatas”.

11 Comments:

Blogger Felipe Moraes said...

Olá Natália!
Obrigado pela visitinha em meu blog.
Respondendo a sua pergunta: Mineiro pode rumar para a Alemanha, para defender o Bayer Leverkusen, ou para a Espanha, para defender as cores do Sevilla.

O Sevilla é uma opção mais confiável. Além de ser um time com uma boa estrutura, conta com muitos brasileiros no elenco, o que pode facilitar a adaptação do ex-são paulino.

9:16 AM  
Anonymous Anonymous said...

aehauheauheuaheuaa

oi Nat!

no começo eu num entendi mta coisa xD~
eu sou leiga em certos assuntos :$

Nat! vc escreve mto bem! =]

bjaum ^^

7:12 AM  
Blogger Felipe Moraes said...

É, o Mineiro vai fazer muita falta ao São Paulo. Nos dois anos em que o jogador defendeu o clube, participou das maiores conquistas da história do clube, tendo participação decisiva em todas elas....

A respeito do seu texto acima postado, eu achei excelente a sua análise literária. Sou totalmente leigo em literatura brasileira, mas dá pra ver que você realmente entende do assunto.
Vc pensa em ser cronista literário ou algo do gênero?

9:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Estava falando do Machado hoje e, lógico, de Capitu.
Pesquei seu blog lá no Jornalistas Blogueiros.
Muito bom.

10:21 AM  
Anonymous Anonymous said...

eu sabiaaaaa
mas esqueci
oq eh msm?

saudades.

7:21 AM  
Blogger Azrael said...

que post otimo esse, adorei

vc ta certa, os escritores brasileiros sao otimos, inclusivo muito atuais. A literatura brasileira esta sempre se superando e as pessoas nem tentam conhecer, ja julgam so pelo fato de ser brasileiro...

quando eu era criança, eu pensava que era "Ao vencedor, as baratas" ahahahahaha

10:08 AM  
Blogger Priscila Rodrigues said...

Muito boa a sua analise
Eu gosto muito da forma como escreve e tinha perdido o seu blog ainda bem que o encontrei e falando de quem? Machado sem duvida o melhor tambem na minha opiniâo apesar de tambem adorar Eça de Queiroz...Machado de Assis com a sua literatura toda pesoal que transpôe as décadas e parece sempre increvelmente atual em definitivo me encanta ou melhor nos encanta...
E ao vencedor as batatas...

7:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

linda...
e melhor,
inteligente....

7:13 AM  
Blogger Azrael said...

natalia, vc foi a escolhida para passar uma corrente à frente, vai la no meu blog dar uma olhadinha que a maldição dessa corrente é terrivel =)

11:46 AM  
Blogger Leandro Luz said...

Confesso que não li, mas Machado é MAchado... bjs

9:16 AM  
Blogger Felipe Drummond said...

sou um completo apaixonado pela obra de machado de assis desde que li Dom Casmurro... tento ler memorias postumas mas ando sem tempo, mas aquele comecinho é ESTONTEANTE.

beijos!

7:14 PM  

Post a Comment

<< Home