Um pouco do tanto...

"Se de tudo fica um pouco, mas por que não ficaria um pouco de mim?" (Carlos Drummond de Andrade)

Sunday, November 19, 2006

Então é Natal


Foi-se o tempo em que o Natal era uma simples festa religiosa.
Hoje, no shopping, deparei-me com um verdadeiro Natal em pleno novembro. Com direito a musica natalina, decoração e até fotos com o bom velhinho. Como se não bastasse, as pessoas tomaram para si o espírito natalino; cheias de pressa e falta de educação, pensei que seria atropelada pela estupidez de tantos que exigiam atenção exclusiva.

Em meio a correria, que mais parecia véspera de Natal, e entre tantas crianças chorando por presentes, pais estressados pela demora de suas mulheres, essas que por sua vez irritam-se pela impaciência dos amados, deparo-me com um sereno velhinho sentado no banco em frente a loja. Não, não é o Papai Noel, mas levava consigo o verdadeiro espírito de Natal.

Traz-me estranheza a loucura de uma data que de simbólica tornou-se comercial. Se ainda o Natal se antecipasse pela sua essência e não pelo seu lucro, ou se as crianças soubessem que o presente não vem porquê elas passaram de ano. Infelizmente essa data tem sido depredada de tal forma, que em breve nossa cultura será extinta.
Em meio a tudo isso, gostaria de compreender o olhar do verdadeiro homenageado. Se é que tudo isso pode ser considerado uma homenagem.

11 Comments:

Blogger Felipe Moraes said...

A imagem do verdadeiro Natal já está há muito tempo ofuscada pelo consumismo desenfreado. O Natal parece ser sinônimo apenas de coisas materiais. Porém a magia ainda permanece naqueles que o vêem de forma sublime e verdadeira.

Ah..Obrigado pela visitinha em meu blog!

Um Abraço, Felipe Leonardo

4:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quero que quando constituir uma familia, aja o Natal como forma familiar de fato, sem me preocupar com presents e afins

Abraço e obrigado por visitar meu blog vc escreve muito bem

6:05 PM  
Blogger Felipe Drummond said...

Agradeço também a visitinha no meu blog!

Maravilhosa sua observação sobre o Natal e sobre aquele oásis de preservação de essências que é o velhinho, mantendo-se inerte ao frenesi gerado pelo Natal.

O que me consola ainda é que, apesar de todo esse apelo consumista em cima do Natal, ele ainda é uma ótima ocasião de confraternização e união entre a família.

Bjs!

7:38 PM  
Blogger Marcelo Cosentino said...

Considerando que a Igreja através dos séculos sempre foi um marco capitalista e sempre pautou suas ações no financeiro, não é de se admirar que o natal tenha se transformado em uma festa comercial como muitas outras. O que é a páscoa hoje em dia? Semana dos ovos de chocolate! O natal? Semana dos presentes! São Cosme e Damião? Semana dos doces típicos! E por aí vai.

Por não ser católico nem religioso, não considero o natal uma grande perda, mas confesso que lidar com crianças que acham que o ntal é uma data para trocar presentes e fazer amigo oculto esquecendo o significado real da data (que qual é mesmo??), isso soa estranho!!

Um beijo querida Casanova, e lembre-se: JÁ É NATAL NA LEADER MAGAZINE! ;)

8:42 PM  
Blogger Azrael said...

ocasioes que outrota tinham um significado, um historia se tornaram prostitudas da mesquinhes e ganancia humana.
O natal traz umas menssagem tao bonita, e para muitos nao passar de mais um dia para se ganhar, tanto presentes qto dinheiro

5:04 AM  
Blogger Leandro Luz said...

Olha NAtalia, confesso que mudei meu conceito em relação ao Natal neste final de semana. Nunca gostei da celebração, apesar de ter uma filha pequena que gosta. O Natal em GRamado, aqui no RS, é muito lindo, e é q nem carnaval no NOrdeste, começa cedo. Luzes, papais-noeis e muitas atrações. Mas a exploração comercial nunca vai mudar. Mas so o fato de ver a minha filha com os olhos brilhando, mudei minha opiniao. Viva o Natal!!!

7:17 AM  
Anonymous Anonymous said...

oi, natália. tudo bem?
você me deixou um comentário uma vez, e eu acabei esquecendo de agradecer. x) já faz um bom tempo, na verdade... haha

eu sou o cara que tinha deixado meu blog numa comunidade, dizendo que quem lesse ganhava um chocolate. HAHAHAHHAHA
se um dia chegar um chocolate do nada pra vc, pode considerar um milagre de natal. x)

abraço,
andré

12:44 PM  
Blogger Carolina Oliveira said...

o natal virou vítima do consumismo, do capitalismo. é uma pena, eu particularmente adoro o natal, não pelos presentes e etc, mas pelo espiríto. apesar que esse ano não vai ser lá aquelas coisa, mas que seja. já comentei hoje em algum blog, que por coincidência também comentava sobre o consumismo, que agora é salve-se quem puder, que nem que seja em poucos o verdadeiro espírito do natal ainda exista!

10:33 PM  
Blogger Luan Iglesias said...

Ei, Natal? O que pe isso?

;)

beijos, otimo texto!

4:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nuss qtos coments tia Nat!!

to por foraa ='[

cheguei por último

eaee Nat

meo eh verdade

qdo chega o final de ano eh um caos... e a cada ano q passa mais pessoas eskecem o q eh o Natal =/

eii

mas eu não eskeci ^^

nem vc neh?? ^^

ahsiahsiahisiaa

bjaum tia Nat!!

10:10 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nat...
nossa mto lindo os posts naum deu tempo d ler todos mas assim q tiver um tempinhu eu leio com calma!!!
Parabéns pelos textos...
adorei t ver hj!!
Bjuxxx

7:11 PM  

Post a Comment

<< Home