Um pouco do tanto...

"Se de tudo fica um pouco, mas por que não ficaria um pouco de mim?" (Carlos Drummond de Andrade)

Thursday, September 07, 2006

Feriado Nacional?

7 de setembro. Feriado.
Mas do quê mesmo? Ah... Pouco me importa desde que eu possa acordar tarde.
A pouca consciência brasileira que me resta, fez-me refletir qual o motivo do comércio estar fechado. Ora, mas também como posso lembrar de uma data em meio a tantas outras?

O brasileiro é conhecido pelo patriotismo no futebol. Somente nessa área. Ou há outra justificativa para as estatísticas?
A grande obscuridade do Brasil se encontra na educação. Não se forma indivíduos para a melhoria da nação, apenas robotiza-se eles. Afinal, por quê formar pessoas esclarecidas? Para as mesmas compreenderem o que está havendo e se rebelarem? Não. É muito mais cômodo deixar como está.
Tudo isso nos leva a pensar se realmente nos tornamos um país independente em 1822. Talvez deixamos a nomenclatura de “colônia” dos portugueses. Mas e a dívida externa? E os impostos que fazem o dinheiro dizer adeus todos os meses? E a palhaçada que presenciamos todos os dias com denúncias de corrupção e apertos de mão nos horários políticos?

Onde sou livre para ir a padaria, se impera o medo de ser assaltado? Não me sinto independente para nada, já que não tenho certeza do que acontece em meu país.
Talvez continuamos sendo submetidos e explorados em pró de interesses maiores. Só que desta vez, por nós mesmos.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oie!!
Caramba!! Desculpe a expressão, mas seu texto demonstra certinho o q os brasileiros não tem: patriotismo!
Fica com Deus!!!
Beijos PERI!!

7:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

óhh

eh kente isso ai

o.O

essa eh a cultura brasileira

¬¬

bjo tia Nat

10:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Natália.
Concordo contigo. Independência do quê? Só se for de Portugal mesmo... hehe
Se agora nas eleições os brasileiros tivessem pelo menos a metade do empenho que tiveram na Copa tudo seria diferente.
Bem que as eleições poderiam ser na mesma época da copa, ja pensou nisso? hehehe
bjs
valeu pela visita lá!!!!

8:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

aaah sei la meu, eu ando percebendo que não aprendemos mais para nos tornarmos pessoas conscientes e esclarecidas. Agora a unica finalidade do aprendizado é o vestibular... durante as aulas é o que mais se ouve falar ¬¬

4:21 PM  
Blogger Luan Iglesias said...

As pessoas mal lembram de datas de aniverssários, tu acha mesmo que elas vão lembrar do dia da independência? Poucas. Sim, vivemos em um país hipócrita, e nossa hipocresia começara quando apertavamos os numeros da urna eletrônica. Aliás vamos repetir o mesmo ato dia 1°.

Beijos.

10:09 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ah brigada linda!

volte lah quando kiser!!

ah, i gostei mto dos seus textos... tava com preguiça i soh li alguns.. ^^'

bjinhos...

3:29 PM  

Post a Comment

<< Home