Um pouco do tanto...

"Se de tudo fica um pouco, mas por que não ficaria um pouco de mim?" (Carlos Drummond de Andrade)

Wednesday, September 21, 2011

Ah.. os detalhes

Desde criança somos pressionados a sermos bem sucedidos na vida. O que para a sociedade inclui em ser magro, vistoso, pós-graduado aos 24 anos, bem sucedido financeiramente, profissionalmente e, claro, pessoalmente. O último item engloba ter uma família de comercial de margarina, onde todos são lindos, se vestem bem, tomam um super café da manhã juntos e são constantemente felizes.

Com a superficialidade imposta pelo mundo que nos rodeia, reflito se realmente esse é o perfil para a requisitada "felicidade" ou se ela encontra em outros detalhes (ah.. os detalhes) da vida.

Sim, eu sou apegada as coisas simples da vida. Almoço em família num domingo ensolarado, o beijo carinhoso na ponta do nariz enquanto você dirige, um telefonema inesperado vindo de alguém especial que há tempos não mantinha contato. Essas situações, assim como outros detalhes expostos, que fazem a vida realmente ter sentido.

A vontade de acordar cedo em plena terça-feira não vem das obrigações de estudar, trabalhar e ser alguém na vida. Mas do encanto em poder detalhar em seus olhos, como num filme antigo, detalhes de uma rotina que virará história de vida para ser contada futuramente, onde seus netos ficarão perplexos pelo encanto das roupas, gestos e atitudes de antigamente.

Ah... os detalhes, eles sim fazem toda diferença em nossa vida incoerente. A realização está além (muito além) de fortuna e aparência, mas nos princípios e memórias guardadas em seu coração, que estarão perpétuos em sua alma.

Sim, eu fiz faculdade e pretendo me pós-graduar em breve. Não pela ganância que as aparências emitem, mas pelo simples prazer em estudar e desvendar o novo, pela imensa vontade que sinto em aprender e me concretizar um ser humano melhor a cada dia. Aprender sempre, se sentir superior por isso, jamais.

Sempre comentaram sobre minha sensibilidade, seja para escrever, como para aconselhar, se emocionar ou ajudar ao próximo. Não sei se realmente sou isso ou se essa impressão é apenas um reflexo de outras características da minha personalidade. O fato é que ver o mundo dessa forma o faz ser mais belo (mesmo que seja só para mim) e, consequentemente, me traz inspiração. E somente assim consigo viver: Inspirada.

Inspiração pelo aroma do nhoque da minha mãe, por rir das coisas erradas que sempre acontecem, por cantar bem alto no carro do namorado, por assistir futebol com a minha vó (mesmo sendo de um time que eu nunca ouvi falar), enfim... Lá estou eu falando novamente sobre os detalhes da vida.

Talvez me apegue tanto aos detalhes, pois no final, ele fazem a verdadeira diferença. Seja para amar, respirar e, por fim, viver.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home