Um pouco do tanto...

"Se de tudo fica um pouco, mas por que não ficaria um pouco de mim?" (Carlos Drummond de Andrade)

Sunday, May 16, 2010

Tudo muda

Nesses últimos meses recebi diversos recados de incentivo para voltar a escrever por aqui. Confesso que muitas vezes cogitei essa hipótese, já que histórias e temas não faltam, mas aquela idéia de "dar prioridade a prioridade" em meio a tantos compromissos, sempre me esquivou daqui.

Quando o criei há 4 anos atrás, havia uma Natália repleta de idéias, sonhos e paixões. Esses com o tempo foram dilacerados ou simplesmente ganharam outro tom. Natural que seja assim, afinal como uma autora a qual eu me identifico muito diz "só o que está morto não muda*".

Pois é, tudo muda...

A futura jornalista tornou-se uma radialista focada em educação a distância. Diversos amigos se foram através do tempo, outros tantos se achegaram e conquistaram o respeito e a lealdade. O cabelo mudou, as roupas foram doadas e outras entraram em seu lugar. Novas musicas, filmes e livros foram englobados, assim como risadas e choros, ganhos e perdas, alegrias e decepções.

Compreendi que traçar o futuro, como querer casar e ter um casal de filhos, não significa necessáriamente ter controle sobre ele. Os sonhos são escupidos segundo a nossa realidade, por isso sempre que necessário precisamos remoldá-los. Contudo, compreender que essas mudanças fazem parte de um crescimento natural é conseguir se beneficiar de certas características que são essenciais para a maturidade. Assim como ser mais flexível com pessoas que divergem de sua opinião, ter mais paciência e bom-humor no trânsito e também nas diversas ciscunstâncias de nosso dia-a-dia.

Muitas vezes as coisas não saem como gostaríamos. Você pode perceber que o príncipe encantado era um ordinário, ou querer mudar de profissão no meio da faculdade ou ainda perder o contato daquele amigo que te fazia tão bem. Mas quem disse que as coisas não podem ser melhores do que havíamos planejado? Afinal, ela pode te trazer um novo amor, com mais gosto, mais aventuras. Assim como pode te levar para um novo caminho profissional e te oferecer amizades que você nunca esperaria.

O fato é que a vida sempre nos surpreende. Encarar que mudar faz parte de viver é essencial para aproveitar tudo que ela nos permite aprender!

* Clarice Lispector

3 Comments:

Blogger Hugo A. Matos said...

Voltou em grande estilo! Heráclito já dizia isso por volta de 400 a.c.: "tudo muda!". Não há verdades completas. Somos seres de vida tão pequena frente à infinitude do universo, que quando descobrimos algo, aquilo já deixou de ser como era...Eis a possibilidade de se abertos à esta infinitue, aprendermos a cada dia mais sobre as coisas e as pessoas...Ótima reflexão a sua, adorei. bjo.

12:35 PM  
Blogger Camila Paier said...

Clarice Lispector, tinha um dom sem igual. Acredito que o Brasil ainda não fez ninguém com o grande talento misterioso que tal ucraniana tinha.. Hahaha
Ótimo texto, flor!
Beijoca

6:39 AM  
Anonymous walter said...

Olá, Natália

O bom das mídias digitais é que elas nos permitem expressar o que sentimos e compartilhar... felicidades... nesse compartilhamento com as pessoas que gostam de você.

5:32 PM  

Post a Comment

<< Home